-
Arquitetos: Architecten|en|en; Architecten|en|en
- Área: 2300 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:BASEPHOTOGRAPHY
-
Fabricantes: Assa Abloy, Brakel Atmos, RODECA GMBH
Ambição
O desafio era a realização de um novo edifício para a escola VMBO como parte do existente Colégio Beatrix em Tilburg. Com o prognóstico populacional do município em mente, o novo edifício possivelmente seria removido após 15 anos, mas sua vida útil deve se aproximar dos 40 anos. Portanto, o orçamento era baseado em habitações temporárias. O projeto aliado com o tempo de construção não deveria ultrapassar um ano, e os edifícios existentes tinham que estar funcionando durante as obras. A exploração e manutenção sustentável e, sobretudo, saudável do ambiente escolar foram elementos chave dessa construção.
Contexto
O Colégio Beatrix é caracterizado por sua construção em fases, separados em edifícios diferentes, como em um campus. Cada um deles possui uma disposição que consiste de um conjunto de salas de aulas neutras combinadas com um notável auditório que representa o período que foi construído, em relação à seu estilo e função.
Projeto
O projeto do novo edifício foi elaborado de acordo com sua tradição. A nova construção é conectada com o edifício mais antigo do conjunto através de um espaço singular, iluminado, amplo e com pé direito generoso: o átrio. Este espaço serve como um auditório, espaços de trabalho e área de circulação e cabe perfeitamente na tradição de Beatriz de notáveis salas de espetáculos. Os outros ambientes, como salas de aula, salas de ensaio, salas de professores e demais salas de apoio estão localizados no volume mais fechado, que se adapta perfeitamente para uma construção rápida, modular e econômica.
Como um pátio entre o novo edifício e os existentes, uma nova entrada é criada. Este pátio foi projetado como um espaço externo porém abrigado, além de área de circulação e estar. O pavimento é uma continuação do piso utilizado no exterior, que se estende nos interiores para enfatizar a relação entre os espaços internos e externos, criando uma atmosfera relaxada capaz de abrigar diversas atividades como trabalhar, comer, apresentações ou espaços de encontro.
Materiais naturais, iluminação natural e ventilação natural
O átrio conforma o núcleo energético do edifício, onde as salas de aula do edifício antigo estão voltadas. Uma abertura na parede no pavimento térreo conecta o novo edifício com os existentes. Uma ampla escadaria garante que as novas salas de aula podem facilmente ser acessadas e uma série de espaços de trabalho estão espalhados por todo o edifício. A disposição gradual incentiva o contato entre as pessoas e as vistas do conjunto. A aparência natural e a grande quantidade de luz e ventilação natural criam uma atmosfera tranquila.
O volume das salas de aula possui as circulações alternadas com pequenas praças, de onde as entradas das salas de aulas e dos sanitários estão locadas. Essas áreas de circulação dinâmicas foram projetadas como explosões de cor. O caminho para as salas de aulas a partir do átrio se torna uma experiência energizante, uma variação bem vinda entre as salas de aula.